Se você pensa em comprar um carro, agora ou no futuro com certeza já deve ter pesquisado sobre maneiras de realizar essa aquisição. No Brasil, as três formas de adquirir um veículo são elas: financiamento de carros, consórcio de carros e compra à vista. A maioria dos brasileiros não consegue acumular recursos para realizar a aquisição do veículo à vista, então as opções mais usadas são o financiamento e o consórcio. Nesse post falaremos sobre qual a melhor opção para você comprar seu carro, então leia até o final!

Como Funciona o Consórcio?

O consórcio é uma forma de autofinanciamento onde um grupo de pessoas se unem com o objetivo de adquirir um bem comum realizando o pagamento de pequenas contribuições mensais. Dessa forma, com os pagamentos mensais realizados pelos membros desse grupo, todo mês um deles tem direito de receber o crédito para adquirir o bem. Esse membro é definido via sorteio.

Quais as Vantagens do Consórcio?

O consórcio de carros garante uma série de vantagens, as principais são:

Facilidade na Contratação

A contratação do consórcio é simplificada, na maioria das administradoras, como a HS Consórcio não há analise de crédito e perfil financeiro na contratação, apenas na contemplação que em geral é solicitada a comprovação de renda de 3 (três) vezes o valor da parcela, que ainda pode ser substituída pela apresentação de um fiador que atenda os critérios da administradora.

Sem Entrada

Diferentemente o financiamento, no consórcio você não precisa ofertar nenhum valor referente a entrada, e na HS Consórcios, por exemplo você também não precisa de pagar nenhum valor referente a taxa de adesão.

Sem Juros

No consórcio não há juros, ou seja, você não fica a mercê de se endividar pelo efeito “bola de neve”, geralmente causado pelos juros. No consórcio de carros existe apenas cobrança de valores percentuais fixos, correspondentes em geral a taxa de administração, fundo de reserva e seguro.

Contemplação Por Sorteio

Como já falamos por aqui, todo mês um membro do grupo obtém o direito de usar o crédito contratado e isso ocorre através do sorteio. Isso significa que você pode ter pago, por exemplo, apenas uma parcela e já ser contemplado! Seria ótimo não é mesmo?

Poder de Compra à Vista

Com a carta de crédito do consórcio contemplada, você tem o poder de comprar o seu carro à vista e consequentemente negociar descontos maiores com o vendedor. À propósito, esse vendedor pode ser uma pessoa física, uma agência de veículos seminovos ou até mesmo uma concessionária de veículos novos!

Agora que você já sabe como funciona o consórcio e suas vantagens, saiba agora como funciona o financiamento de carros!

Como Funciona o Financiamento de Carros?

Basicamente o financiamento funciona como um empréstimo que, em geral, é oferecido por empresas especializadas como a Geraiscar Financiamentos, em parceria com bancos e financeiras, porém diferente de um empréstimo tradicional, no financiamento o bem adquirido fica alienado (no nome do banco ou financeira) até a quitação total da dívida. Isso permite que as parcelas se estendam por um prazo maior.

Quais as Vantagens do Financiamento de Carros?

O financiamento de carros é a melhor opção para quem não pode esperar por uma contemplação do consórcio e está disposto a pagar um valor maior pelo veículo, conheça algumas vantagens do financiamento:

Compra imediata

Como já falamos, através do financiamento, se você conseguir cumprir todas as exigências do banco ou financeira, poderá receber seu crédito imediatamente para comprar seu carro. Na maioria das vezes, até mesmo antes de começar a pagar as parcelas o veículo já está à disposição!

Pode de negociação

Se você puder ofertar um valor de entrada (coisa que a maioria dos bancos e financeiras exigem), quanto maior esse valor, maior a sua capacidade de negociar as taxas de juros o que acaba barateando as prestações do seu carro!

Possibilidade de abater parcelas

No consórcio, se você acumular recursos pode ofertar lance para aumentar suas chances de contemplação e receber o crédito para a aquisição do automóvel, no financiamento, se você acumular recursos e quiser pode abater valores referentes as parcelas a vencer, dessa forma você pode encurtar o prazo de pagamento ou diminuir o valor das parcelas!

Qual é o melhor pra mim? Contratar um Consórcio ou Financiar um Carro?

Agora que você já conhece as características de cada um desses produtos que tem a mesma finalidade, mas formas diferentes de disponibilização do crédito, deve estar pensando qual é a melhor opção para você não é mesmo?

A resposta é bem simples: se você está disposto a economizar cerca de 50% na hora de comprar seu bem em comparação ao financiamento e pode aguardar um prazo médio para isso, pagando pequenas parcelas e com possibilidade de ser contemplado todo mês por sorteio ou ainda, ofertar lances, o consórcio é a melhor opção!

Agora, se você pretende comprar o veículo o mais breve possível, ou seja, precisa de comprar com urgência e por isso, não se importa de pagar mais caro, o financiamento é a melhor opção!

Se você ainda tem dúvida sobre consórcio e financiamento, fale conosco e saiba mais! E se gostou desse conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e fiquei sempre de olho no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.